Centro de Referência da Assistência Social
Dia Internacional do Idoso
No dia 1º de outubro se comemora o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e para comemorar esta data tão importante o CRAS Quincuncá realizou uma mobilização em praça pública para chamar a atenção da comunidade para a situação do idoso na comunidade.
A concentração da mobilização começou as 16:30 no CRAS com todos os participantes dos Grupos de Convivência e a população em geral, e às 17h todos saíram em caminhada em direção à praça Jesus Alderico Costa. Os idosos levavam cartazes e as crianças panfletos que foram distribuídos ao longo da caminhada.
Lá chegando a equipe do CRAS alertou todos os presentes da importância de lançar um novo olhar sobre a questão do envelhecimento, uma vez que a população do Brasil está envelhecendo e que precisa se preparar para uma terceira idade com qualidade de vida. Segundo dados do IBGE, atualmente, uma em cada dez pessoas tem 60 anos de idade ou mais e, para 2050, estima-se que a relação será de uma para cinco em todo o mundo, e de uma para três nos países desenvolvidos,
Os idosos lá presentes (participantes do grupo de convivência 'Asas da Melhoridade') recitaram poesias, leram poemas, cantaram e encenaram peças teatrais, na intenção de mostrar que a pessoa idosa pode sim quebrar o paradigma de que o velho é inútil.
Houve também a participação das crianças e dos adolescentes do ProJovem nas apresentações, mostrando mais uma preocupação do CRAS que é trabalhar a intergeracionalidade. Para finalizar a comemoração, a banda de forró do ProJovem Quincuncá alegrou a todos com um forró pé de serra.
Esta mobilização representou no Distrito do Quincuncá apenas o primeiro passo para a luta contra a desvalorização da pessoa idosa, já que nunca houve uma iniciativa como esta no local. O recado principal foi transmitido: RESPEITAR O IDOSO É RESPEITAR A SI MESMO!